
PROJETO JOVEM EM CENA
Projeto voluntário de apresentações teatrais na E. E. Prof. Antonio José Leite








































SINOPSE DO ESPETÁCULO
O Fantasma da Ópera é um dos romances mais adaptados da história da literatura francesa: cinema, peças de teatro, musicais, milhões de espectadores, sem contar um sem-número de referências intertextuais. Os números chegam a impressionar! O Jovem Em Cena não poderia ficar de fora dessas aventuras literárias.
Mais do que revisitar um clássico, que para nós já seria um desafio e tanto, resolvemos ousar: unimos, numa só narrativa, a história de três protagonistas cuja aparência ditou a cada um deles uma trajetória de dor e sofrimentos. O contato deles com a sociedade deu-se de forma desastrosa, porque talvez o mundo ainda não esteja preparado para enxergar além das aparências....
Em A Ópera do Fantasma, quisemos mostrar que a beleza exterior de nada vale se não estiver acompanhada do senso de justiça, de humanidade, do verdadeiro amor; que mais do que as pessoas carregam mostrando aos outros ao longo da vida, o que importa é o que elas têm guardado dentro de si mesmas.
A ÓPERA DO FANTASMA



CHRISTINE DAEÉ
Christine Daeé é uma das bailarinas da Ópera de Paris. Filha de um grande violinista, Christine cresceu em meio ao mundo artístico. Ela tem uma voz excepcionalmente linda e canta muito bem.
Christine aprendeu a cantar com um misterioso professor, o Anjo da Música que seu falecido pai prometera que cuidaria dela quando ele partisse. No momento em que Christine é escolhida para substituir Carlota como primeira soprano da ópera, a jovem bailarina se envolve numa complexa trama de revelações e conflitos.
Em meio a um turbilhão de sentimentos, Christine compreen-derá a natureza do amor e descobrirá onde se encontra a verdadeira beleza.
FOTOS: TARSILA BAZILIO



MEG GIRY
Meg Giry é uma das bailarinas da Ópera de Paris, e a melhor amiga da Christine. Meg sempre busca lhe dar conselhos, mas não é sempre que Christine a escuta. Elas são confidentes, então Meg sabe de quase todos os segredos de Christine.
Ela tem muito medo do Fantasma da Ópera. Toda vez que o Fantasma parece estar por perto, ela se descontrola.
Meg se mostra muito preocupada com o que anda acontecendo na ópera. Mas acaba não fazendo nada por causa do seu medo. A personalidade da Meg me faz lembrar um pouco do medo que temos de tudo o que é desconhecido.
FOTOS: TARSILA BAZILIO


GASTON LEROUX
Visconde Gaston Leroux é o patrono, isto é, o patrocinador do teatro. Ele um homem aparentemente bom e honesto; um nobre com grande influência e poder.
Ele também é um velho conhecido de Christine Daeé, com quem teve um romance de infância. Ao reencontrar Christine depois de tantos anos, esse forte sentimento ressurgiu.
Orgulhoso e muito galanteador, Gaston se mostra totalmente determinado a reconquistar Christine. E, para isso, ele será capaz de passar por cima de quem se colocar em seu caminho, se esforçando para esconder de todos sua verdadeira natureza.
FOTOS: TARSILA BAZILIO/JULIANA BIELLA


MADAME SAMOVAR
Madame Samovar é a coreógrafa da Ópera de Paris; além de ser guardiã e amiga do Fantasma da Ópera. É uma senhora misteriosa e muito observadora, e não demonstra seus sentimentos.
Ela é a única pessoa que tem, ao mesmo tempo, contato com o Fantasma e com os outros personagens da história. Samovar é a única que conhece a verdadeira história do Fantasma e, como sua amiga, sempre o aconselha nos momentos de conflito.
Samovar tem em si uma autoridade enorme dentro da Ópera. Sem falar muito, ela observa a vida a sua volta e tenta solucionar os problemas da melhor maneira possível. Séria e justa, ela lutará sempre a favor do bem.
FOTOS: TARSILA BAZILIO


CARLOTTA GIUDICELLI
Carlotta é a primeira soprano da Ópera de Paris há dezenove temporadas. É uma mulher complicada de se lidar e sua personalidade é muito forte.
Vive sempre cheia de mimos e elogios vindos de todos ao seu redor, o que faz com que ela acabe agindo com muita prepotência. Diversas vezes tem atitudes bastante infantis. Ela revela claramente que tem medo de perder seu posto de destaque nos palcos.
Quando Carlotta percebe que está prestes a perder seu estrelato, entra em desespero, já que, para ela, seu protagonismo na Ópera é o que importa. Aparentemente ela é amada por todos, mas na verdade a única pessoa que realmente a ama é seu marido, Ubaldo Piangi.
FOTOS: TARSILA BAZILIO/JULIANA BIELLA


UBALDO PIANGI
Ubaldo Piangi é o marido de Carlota Giudicceli, e um integrante da companhia Ópera de Paris. Pouco se sabe sobre ele, pois praticamente tudo o que ele faz é manipulado por sua esposa.
Mesmo sendo muito ingênuo, Ubaldo tem uma carreia brilhante na Ópera de Paris, atuando como protagonista em diversas peças. Ele não tem poder de decisão, se contentando em apenas seguir os passos de sua esposa sem questionar, zelando por seu bem-estar.
Ubaldo aparenta satisfazer os desejos de Carlota, não por se achar incapaz o de tomar suas próprias decisões, mas para permanecer o mais próximo possível de sua amada.
FOTOS: TARSILA BAZILIO/JULIANA BIELLA


&
GUILLES ANDRÉS
RICHARD FIRMIN
Guilles Andrés e Richard Firmin são os novos donos da famosa Ópera de Paris. Aparentemente nenhum dos dois pesquisou muito sobre os problemas internos da Ópera antes de fechar negocio. E, por serem inexperientes com o teatro que acabaram de comprar, eles terão muitas surpresas desagradáveis com o Fantasma.
Eles têm como objetivo claro ficarem ricos, por isso pra eles não importa quem será a estrela dos espetáculos, desde que eles lucrem. Para garantir seu ganho com as peças, eles serão capazes de praticamente tudo. Eles não acreditam que o Fantasma exista, mas mesmo assim o temem.
FOTOS: TARSILA BAZILIO

MONSIEUR REYER
O diretor das peças

MONSIEUR LEFEVRE
O antigo dono do teatro

JOSEPH BOUQUET
O responsável pelo maquinário
AS BAILARINAS DA ÓPERA DE PARIS









